Temperamento e personalidade: você sabe a diferença?

Carreira Y: Como a experiência do técnico Rogério Ceni te ajudará a entender essa tendência
27/07/2017
Checklist: as seis etapas do Plano de Cargos e Salários
09/08/2017

Marina e Alessandra são gêmeas idênticas e se não fosse pela cicatriz na sobrancelha esquerda da primeira, talvez fosse difícil diferenciá-las. Fisicamente, claro! As duas estudaram nos mesmos colégios, compartilharam amigos e até escolheram a mesma carreira: são publicitárias. Marina se dedica à área de criação, enquanto Alessandra se especializou em mídia.

Cresceram em um ambiente muito calmo, tiravam boas notas no colégio, adoravam brincar e seus pais sempre foram muito amorosos e compreensivos. As experiências parecidas na infância conferiram a elas personalidades semelhantes. Mas, o mesmo não se pode dizer com relação ao temperamento delas. Marina, desde muito pequena, sempre foi mais agitada e ativa – o que também foi responsável por conferir a ela a tal cicatriz na sobrancelha esquerda – enquanto Alessandra era mais observadora.

A diferença de temperamentos também foi decisiva durante a trajetória profissional de cada uma delas. Muito objetiva e focada em resolver problemas, Alessandra, por adorar negociar, conseguiu direcionar sua carreira para a área de mídia. Sempre assertiva, esforçada e competitiva, ela tinha o seu estímulo no processo de negociação. Marina não. Conhecida por sua criatividade e otimismo, ela gostava dos relacionamentos pessoais e de criar.

Ainda que as gêmeas apresentassem semelhanças genéticas e tivessem crescido em um mesmo ambiente, cada uma delas percebe o mundo de uma forma, na medida em que as experiências acumuladas durante a vida as ajudaram a formar o temperamento. Isso significa que, apesar da semelhança entre a personalidade delas – tiveram a mesma educação, os pais eram atenciosos, os mesmos amigos e as mesmas oportunidades – as duas absorveram tais experiências de formas distintas, o que lhes conferiu individualidade e temperamentos diferentes.

Temperamento e Personalidade

Muitas pessoas passam parte da vida acreditando que temperamento e personalidade são a mesma coisa, quando na verdade não são. O temperamento não indica a personalidade e vice-versa. Eles podem interferir um no outro, mas não são equivalentes. Vamos entender mais:

Usando o DISC para explicar

Temperamento é a base sobre a qual você é construído e te faz agir de uma forma ou outra. Ele nasce com o indivíduo, mas não está completo, pois é formado principalmente na infância. É sobre ele que o DISC desenvolve as análises de perfis.

Personalidade é tudo o que você é, e engloba, inclusive, o temperamento. Ela começa a ser construída a partir do nascimento e sofre interferências externas, como dos pais, da educação recebida, do meio em que se vive, entre tantas outras.

Segundo o DISC, todas as pessoas  nascem tendo como fator predominante, a Dominância – imagine, por exemplo, um menino que acabou de aprender a andar sozinho. É muito provável que ele, ao ver uma formiga, tenha o impulso de pisar em cima dela para “testar” o seu poder. Com o tempo e as experiências, esse temperamento pode se desenvolver e crescer, ou pode perder a força.

A segunda emoção desenvolvida é a Estabilidade, que é influenciada pelo contato e pelo afeto dos pais. Dominância e estabilidade são os dois primeiros extremos e, entre eles, ainda são desenvolvidos, durante a vida, a Influência e a Conformidade.

Especialistas costumam dizer que a personalidade é o filtro do temperamento. Ainda assim, não é possível afirmar que o temperamento é imutável. O que ocorre é que ele pode sim se transformar, mas isso exige uma demanda enorme de estímulo e repetição. Por isso é comum transformar o temperamento no ambiente de trabalho, já que as pessoas estão sob constante estímulo (que vêm dos desafios, do ambiente, da hierarquia onde estão inseridas, etc) e repetição (rotina de trabalho).

Quer entender mais sobre o DISC? 
Clique aqui e aprenda mais.

Receba nossos materiais e publicações

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Assine a nossa newsletter

X