PERSONAL PROFILE ANALYSIS (PPA/DISC)


Personal profile analysis:

DISC: Understanding your employee’s behavior

 

Usually, a person is hired for his/her technical skills, and fired because of behavioral issues, isn’t that true?

This fact makes clear the importance of behavioral traits, for a good performance on the job.

The DISC methodology is a great support tool for recruitment procedures, because every person has a specific personal profile that will be compatible with some positions. If the company evaluates not only the specific knowledge, but also the behavioral characteristics required by the position, the probability of obtaining success will grow substantially.

 
 

Check-out more about the types of personal profiles!

AS CARACTERÍSTICAS DO PERFIL DOMINANTE

Aqui mesmo no blog da Carreira Muller já foram publicados textos que falam da importância das características pessoais no momento da contratação. A teoria DISC, uma sigla em inglês que define quatro tipos de perfis comportamentais: dominância, influência, estabilidade e conformidade, utiliza conceitos da psicologia para definir perfis rapidamente. A técnica é aplicada por meio de um formulário que, ao ser preenchido pelo candidato à vaga ou colaborador da empresa, indica qual o tipo de reação que ele teria em diversas situações do cotidiano corporativo.

É importante ressaltar que uma mesma pessoa pode ter mais de um perfil que a defina, dependendo do momento de sua vida ou de uma situação específica que esteja vivendo. Algumas pessoas são mais constantes sob as diversas situações e outras exibem mais variações de personalidade conforme o cenário muda.

Após a avaliação do formulário, os profissionais que apresentarem como resultado “Alto D” podem ser considerados dominantes. De modo geral, essas pessoas são diretas, objetivas e trabalham com foco na resolução de problemas. Também se pode citar como características marcantes o fato de serem assertivas, esforçadas, competitivas e iniciadoras, ou seja, adoram começar novos projetos.

Geralmente, sua postura é ativa e positiva, inclusive em ambientes mais hostis e menos receptivos. Seu maior motivador para ter sucesso na carreira é o poder que terá em relação às pessoas e situações. Seu maior medo é o de falhar, por isso seu perfil é de certa forma, um pouco dominador, para garantir o controle sob as atividades que desenvolve.

Antes de realizar uma contratação para a sua empresa, não avalie apenas as competências técnicas. A personalidade do profissional pode fazer muita diferença para o sucesso da organização. Em breve serão publicados mais detalhes sobre os outros perfis da teoria DISC. Continue nos acompanhando!

AS CARACTERÍSTICAS DO PERFIL INFLUENTE

Diversos textos sobre a metodologia DISC para traçar os perfis pessoais foram publicados aqui no blog da Carreira Muller. Agora, textos que explicam com mais detalhes o perfil predominante de cada um dos estilos comportamentais mapeados pela teoria (dominância, influência, estabilidade e conformidade) serão publicados. Afinal, as características comportamentais são muito importantes para a contratação de um colaborador, principalmente para os cargos de gestão.

Após o processo criado pela metodologia DISC, que engloba o preenchimento de um formulário e a geração de um relatório, aqueles candidatos que tiverem como resultado “Alto I” podem ser considerados influentes.

Essas pessoas têm como características a empatia, confiança, otimismo, persuasão e, claro, influência sobre as pessoas. As atitudes dos influentes são sempre positivas, pois eles sabem que esse tipo de postura tem muito mais apelo e poder de convencimento. Por isso, sempre se afastam de uma situação não amigável em direção a uma situação mais amigável e favorável.

As pessoas são as principais motivadoras para o desempenho dos influentes, que dão muito valor aos relacionamentos pessoais e profissionais e gostam de ser reconhecidas. Como a socialização é uma característica marcante de quem tem esse perfil, a rejeição é um de seus principais medos.

Vale lembrar que uma mesma pessoa terá mais de um perfil que a defina, que pode depender do momento de sua vida ou de uma situação específica que esteja vivendo. Algumas pessoas são mais constantes sob as diversas situações e outras exibem mais variações de personalidade conforme o cenário muda.

Em breve serão publicados mais textos sobre os perfis mapeados pela DISC. Continue acompanhando nosso blog!

AS CARACTERÍSTICAS DO PERFIL ESTÁVEL

De modo geral, um candidato é contratado pelas suas habilidades técnicas e demitido em razão de fatores comportamentais, não é mesmo? Essa constatação mostra o quão importante são as características pessoais para o bom desempenho da função que se está exercendo. A metodologia DISC (dominância, influência, estabilidade e conformidade) é uma excelente ferramenta para auxiliar na avaliação comportamental em processos seletivos.

Após o procedimento criado pela metodologia DISC, que engloba o preenchimento de um formulário e a geração de um relatório, os que tiverem como resultado “Alto S” podem ser considerados estáveis. Essas pessoas são agradáveis, pois têm como principais características serem boas ouvintes, persistentes, amáveis e gentis, além de confiáveis, o que é muito importante dentro de qualquer empresa.

Na maioria das vezes, elas reagem com calma e de forma passiva, mesmo em um ambiente hostil. Essa é uma boa característica para aqueles momentos em que os ânimos precisam ser contidos e uma solução que agrade a maioria precise ser encontrada. No entanto, essa característica também pode ser considerada como passividade em excesso, o que pode ser motivo de desconforto quando é necessário tomar medidas mais enérgicas.

O que motiva as pessoas com o perfil de estabilidade é a constância, a rotina e a certeza de saber que o amanhã será como o hoje. O contrário, ou seja, um cenário com constantes mudanças tende a deixá-las inseguras.

É importante lembrar que o perfil de uma pessoa é formado por várias características, que a combinação define o seu perfil. Algumas são mais constantes de acordo com as mudanças e outras mais instáveis. Por isso, a análise de perfis pessoais deve ser feita com cautela para que cada um esteja adequado à vaga que ocupa.

Em breve será publicado o último texto da série sobre os perfis mapeados pela DISC, o de conformidade. Continue acompanhando nosso blog!

AS CARACTERÍSTICAS DO PERFIL DE CONFORMIDADE

Para finalizar a série de textos que detalha cada um dos perfis mapeados pela metodologia DISC (dominância, influência, estabilidade e conformidade), este tratará do perfil comportamental de conformidade. Assim como os outros que compõem a teoria, este último padrão de comportamento também é importante e pode ser o que a empresa procura, dependendo das qualidades necessárias para desempenhar as funções do cargo.

O processo criado pela metodologia DISC consiste no preenchimento de um formulário e na geração de um relatório. Os que tiverem como resultado “Alto C” podem ser considerados conformes. Essas pessoas têm como característica apresentarem uma reação cautelosa e, ao mesmo tempo imprevisível, principalmente em um ambiente onde existem muitas diferenças de opiniões sobre quais decisões tomar.

Também compõem este perfil comportamental outros atributos, como ser cuidadoso, preciso, acurado, perfeccionista e lógico. Isso quer dizer que este profissional, na maioria das vezes, toma decisões assertivas por analisar com muito cuidado todos os fatores envolvidos e ponderar tudo com bastante coerência.

O perfeccionismo, uma das principais marcas do perfil de conformidade, pode ser um ponto positivo ou negativo. O fato é que ele pode fazer com que o profissional se destaque em função da qualidade e da atenção aos detalhes em tudo o que realiza, ou fazer com que não saia do lugar por achar que o que foi desenvolvido não está bom o bastante.

Um fator que motiva o colaborador com este perfil é a política do ambiente de trabalho, que deixa clara quais são as melhores atitudes a seguir de acordo com cada situação. Já a imprecisão, tanto no ambiente quanto nas atividades desenvolvidas, causam insegurança. Vale ressaltar que o perfil de um profissional é formado por diversas características, podendo haver ou não a predominância de algumas delas.

A análise de perfis pessoais é a melhor ferramenta para avaliar se o candidato tem as qualidades comportamentais necessárias para ocupar o cargo disponibilizado na empresa. Muitas vezes, são as características pessoais que definem o sucesso de um profissional em determinada posição, e não as habilidades técnicas. Portanto, atente-se a isto e conte com a ajuda da Carreira Muller para implementar a metodologia DISC na sua empresa!
 

WHY IS IT CRUCIAL TO KNOW EMPLOYEES’ PERSONAL PROFILE?

A good knowledge about employees’ profile is useful for both employees and employers. For the company, the more a position fits the employee’s profile, bigger will be the increase in productivity. On the other hand, a person who works under conditions that are compatible with his/her abilities and personality, will feel satisfied.

Through this tool, it’s possible to set-up workgroups, evaluate and direct personal competencies, develop motivational programs, increase efficiency and effectiveness of recruitment and selection processes and develop the company’s career plans.

 

HOW ARE THE ANALYSES MADE?

A form will be delivered to the applicant or employee, and the person will fill it by answering some questions. Those answers indicate how the person would behave when working under pressure, if the person would rather work alone or in a group, among other information.

WHICH QUESTIONS THE SYSTEM MIGHT ANSWER?

. Which are the strenghts and limitations of the person?
. What motivates employees and applicants?
. Are the employees able to work in teams?
. Which of them are ambitious?
. Who is ready to be promoted, and in which areas?
. Which is the leadership style?

WHICH ARE THE APPLICATIONS?

. Recruitment and selection;
. Promotion;
. Workgroup set-up;
. Career Guidance;
. Mentoring and Coaching;
. Behavioral development actions.

Evaluate, in an accurate and reliable way, both technical and behavioral traits of your employees. This way, you can save money and retain talented people.

We are here to help!

More about the solutions we offer

Customized
Survey
(On Demand)

click and get to know it!

Jobs and
Salaries
Plans

click and get to know it!


Assine a nossa newsletter

X