ANÁLISE DE PERFIS PESSOAIS (PPA/DISC)


Análise de perfis pessoais:

DISC: Entendendo o comportamento do seu colaborador

 

De modo geral, um candidato é contratado pelas suas habilidades técnicas e demitido em razão de fatores pessoais, não é mesmo?

Essa constatação mostra o quanto são importantes as características comportamentais para o bom desempenho da função que se está exercendo.

A metodologia DISC é uma excelente ferramenta para auxiliar na avaliação em processos seletivos, porque cada pessoa possui um perfil que será compatível com determinado cargo e se a empresa tiver o cuidado de avaliar não somente o conhecimento específico para o cargo, mas também a parte comportamental que ele exige, o retorno do seu investimento na contratação tem uma probabilidade de sucesso muito maior.

 
 

Conheça as características de cada perfil!

AS CARACTERÍSTICAS DO PERFIL DOMINANTE

Aqui mesmo no blog da Carreira Muller já foram publicados textos que falam da importância das características pessoais no momento da contratação. A teoria DISC, uma sigla em inglês que define quatro tipos de perfis comportamentais: dominância, influência, estabilidade e conformidade, utiliza conceitos da psicologia para definir perfis rapidamente. A técnica é aplicada por meio de um formulário que, ao ser preenchido pelo candidato à vaga ou colaborador da empresa, indica qual o tipo de reação que ele teria em diversas situações do cotidiano corporativo.

É importante ressaltar que uma mesma pessoa pode ter mais de um perfil que a defina, dependendo do momento de sua vida ou de uma situação específica que esteja vivendo. Algumas pessoas são mais constantes sob as diversas situações e outras exibem mais variações de personalidade conforme o cenário muda.

Após a avaliação do formulário, os profissionais que apresentarem como resultado “Alto D” podem ser considerados dominantes. De modo geral, essas pessoas são diretas, objetivas e trabalham com foco na resolução de problemas. Também se pode citar como características marcantes o fato de serem assertivas, esforçadas, competitivas e iniciadoras, ou seja, adoram começar novos projetos.

Geralmente, sua postura é ativa e positiva, inclusive em ambientes mais hostis e menos receptivos. Seu maior motivador para ter sucesso na carreira é o poder que terá em relação às pessoas e situações. Seu maior medo é o de falhar, por isso seu perfil é de certa forma, um pouco dominador, para garantir o controle sob as atividades que desenvolve.

Antes de realizar uma contratação para a sua empresa, não avalie apenas as competências técnicas. A personalidade do profissional pode fazer muita diferença para o sucesso da organização. Em breve serão publicados mais detalhes sobre os outros perfis da teoria DISC. Continue nos acompanhando!

AS CARACTERÍSTICAS DO PERFIL INFLUENTE

Diversos textos sobre a metodologia DISC para traçar os perfis pessoais foram publicados aqui no blog da Carreira Muller. Agora, textos que explicam com mais detalhes o perfil predominante de cada um dos estilos comportamentais mapeados pela teoria (dominância, influência, estabilidade e conformidade) serão publicados. Afinal, as características comportamentais são muito importantes para a contratação de um colaborador, principalmente para os cargos de gestão.

Após o processo criado pela metodologia DISC, que engloba o preenchimento de um formulário e a geração de um relatório, aqueles candidatos que tiverem como resultado “Alto I” podem ser considerados influentes.

Essas pessoas têm como características a empatia, confiança, otimismo, persuasão e, claro, influência sobre as pessoas. As atitudes dos influentes são sempre positivas, pois eles sabem que esse tipo de postura tem muito mais apelo e poder de convencimento. Por isso, sempre se afastam de uma situação não amigável em direção a uma situação mais amigável e favorável.

As pessoas são as principais motivadoras para o desempenho dos influentes, que dão muito valor aos relacionamentos pessoais e profissionais e gostam de ser reconhecidas. Como a socialização é uma característica marcante de quem tem esse perfil, a rejeição é um de seus principais medos.

Vale lembrar que uma mesma pessoa terá mais de um perfil que a defina, que pode depender do momento de sua vida ou de uma situação específica que esteja vivendo. Algumas pessoas são mais constantes sob as diversas situações e outras exibem mais variações de personalidade conforme o cenário muda.

Em breve serão publicados mais textos sobre os perfis mapeados pela DISC. Continue acompanhando nosso blog!

AS CARACTERÍSTICAS DO PERFIL ESTÁVEL

De modo geral, um candidato é contratado pelas suas habilidades técnicas e demitido em razão de fatores comportamentais, não é mesmo? Essa constatação mostra o quão importante são as características pessoais para o bom desempenho da função que se está exercendo. A metodologia DISC (dominância, influência, estabilidade e conformidade) é uma excelente ferramenta para auxiliar na avaliação comportamental em processos seletivos.

Após o procedimento criado pela metodologia DISC, que engloba o preenchimento de um formulário e a geração de um relatório, os que tiverem como resultado “Alto S” podem ser considerados estáveis. Essas pessoas são agradáveis, pois têm como principais características serem boas ouvintes, persistentes, amáveis e gentis, além de confiáveis, o que é muito importante dentro de qualquer empresa.

Na maioria das vezes, elas reagem com calma e de forma passiva, mesmo em um ambiente hostil. Essa é uma boa característica para aqueles momentos em que os ânimos precisam ser contidos e uma solução que agrade a maioria precise ser encontrada. No entanto, essa característica também pode ser considerada como passividade em excesso, o que pode ser motivo de desconforto quando é necessário tomar medidas mais enérgicas.

O que motiva as pessoas com o perfil de estabilidade é a constância, a rotina e a certeza de saber que o amanhã será como o hoje. O contrário, ou seja, um cenário com constantes mudanças tende a deixá-las inseguras.

É importante lembrar que o perfil de uma pessoa é formado por várias características, que a combinação define o seu perfil. Algumas são mais constantes de acordo com as mudanças e outras mais instáveis. Por isso, a análise de perfis pessoais deve ser feita com cautela para que cada um esteja adequado à vaga que ocupa.

Em breve será publicado o último texto da série sobre os perfis mapeados pela DISC, o de conformidade. Continue acompanhando nosso blog!

AS CARACTERÍSTICAS DO PERFIL DE CONFORMIDADE

Para finalizar a série de textos que detalha cada um dos perfis mapeados pela metodologia DISC (dominância, influência, estabilidade e conformidade), este tratará do perfil comportamental de conformidade. Assim como os outros que compõem a teoria, este último padrão de comportamento também é importante e pode ser o que a empresa procura, dependendo das qualidades necessárias para desempenhar as funções do cargo.

O processo criado pela metodologia DISC consiste no preenchimento de um formulário e na geração de um relatório. Os que tiverem como resultado “Alto C” podem ser considerados conformes. Essas pessoas têm como característica apresentarem uma reação cautelosa e, ao mesmo tempo imprevisível, principalmente em um ambiente onde existem muitas diferenças de opiniões sobre quais decisões tomar.

Também compõem este perfil comportamental outros atributos, como ser cuidadoso, preciso, acurado, perfeccionista e lógico. Isso quer dizer que este profissional, na maioria das vezes, toma decisões assertivas por analisar com muito cuidado todos os fatores envolvidos e ponderar tudo com bastante coerência.

O perfeccionismo, uma das principais marcas do perfil de conformidade, pode ser um ponto positivo ou negativo. O fato é que ele pode fazer com que o profissional se destaque em função da qualidade e da atenção aos detalhes em tudo o que realiza, ou fazer com que não saia do lugar por achar que o que foi desenvolvido não está bom o bastante.

Um fator que motiva o colaborador com este perfil é a política do ambiente de trabalho, que deixa clara quais são as melhores atitudes a seguir de acordo com cada situação. Já a imprecisão, tanto no ambiente quanto nas atividades desenvolvidas, causam insegurança. Vale ressaltar que o perfil de um profissional é formado por diversas características, podendo haver ou não a predominância de algumas delas.

A análise de perfis pessoais é a melhor ferramenta para avaliar se o candidato tem as qualidades comportamentais necessárias para ocupar o cargo disponibilizado na empresa. Muitas vezes, são as características pessoais que definem o sucesso de um profissional em determinada posição, e não as habilidades técnicas. Portanto, atente-se a isto e conte com a ajuda da Carreira Muller para implementar a metodologia DISC na sua empresa!
 

POR QUE CONHECER O PERFIL DOS COLABORADORES É DETERMINANTE?

Conhecer bem o perfil dos colaboradores é bom tanto para empregados quanto para empregadores. Para a empresa, quanto mais a vaga se encaixar no perfil da pessoa que executa as funções, maior será o ganho de produtividade. Por outro lado, o colaborador que desenvolve atividades mais condizentes com suas habilidades e personalidade, trabalha mais feliz.

Através dessas ferramentas é possível organizar grupos de trabalho, avaliar e direcionar as competências individuais, elaborar programas motivacionais, aumentar a eficiência e eficácia dos processos de seleção de pessoal e elaborar o plano de carreira interno da empresa.

 

COMO A ANÁLISE É FEITA?

Um questionário é entregue aos profissionais e, ao ser respondido pelo candidato à vaga ou colaborador da empresa, indica qual o tipo de reação que ele teria se estivesse trabalhando sob pressão, se prefere trabalhar sozinho ou em grupo, entre outras informações.

O QUE O SISTEMA PROCURA RESPONDER?

. Quais são os pontos fortes e limitações dessa pessoa?
. O que motiva os funcionários e os candidatos?
. Nossos funcionários sabem trabalhar em equipe?
. Quais deles são ambiciosos?
. Quem está preparado para desenvolver e em quais áreas?
. Qual é o estilo de liderança?

QUAIS SÃO SUAS APLICAÇÕES?

. Recrutamento e Seleção;
. Promoção;
. Organização de Grupos de Trabalho;
. Orientação Profissional;
. Mentoria e Coaching;
. Programas de desenvolvimento comportamental.

Avalie as características técnicas e comportamentais dos profissionais com precisão e segurança. Assim você evita gastos desnecessários e perda de talentos.

Nós estamos aqui para ajudar!

Conheça também nossas soluções

Pesquisas
customizadas
(On Demand)

clique e conheça!

Planos de
Cargos e
Salários

clique e conheça!


Assine a nossa newsletter

X