Diretrizes para o RH em tempos de crise

Administrador, gerindo números e pessoas
09/09/2015
E-book | Guia Prático da Pesquisa Salarial
23/09/2015

O ano de 2015 veio e com ele uma crise que abalou o cenário político, econômico e social do nosso país. Em meio às incertezas que surgiram, empresas de todos os segmentos passaram a ter de resolver questões iminentes, se preparar para um futuro também incerto e a ter de tomar decisões envolvendo números e o seu capital humano. Isso também aconteceu com o RH.

E é esse o ponto que eu quero abordar: é somente através de pessoas que as empresas tomarão as decisões corretas. Falo isso com a certeza de quem está há mais de 30 anos no mercado, acompanhando de perto tudo que acontece com o setor de Recursos Humanos.

O RH tem importância fundamental nesse cenário, pois é ele que pode indicar ações positivas, negativas ou até neutras para as estratégias da empresa. No entanto, por falta de metodologia e técnica, muitas vezes as indicações são pautadas na experiência ou percepções dos profissionais desse setor que, embora importantes, devem estar respaldadas em informações precisas e atuais.

Felizmente, não existe mais espaço para achismos ou suposições sem fundamentos. É preciso que as decisões sejam tomadas em função de indicadores apurados por meio de métodos sérios. Há alguns anos, criamos na Carreira Muller o SalaryMark®, que é justamente uma metodologia dinâmica que entrega ao RH um plano de gestão completo, com informações factíveis e atualizadas de mercado. Ele foi pensado para ajudar o RH em dois aspectos principais:

– O primeiro deles é na definição da arquitetura de cargos, com a criação de planos de carreira que dão a perspectiva de crescimento que o colaborador terá – um dos principais fatores de atração e retenção de talentos.

– O segundo está ligado à implantação de uma estratégia de remuneração focada em rentabilidade da empresa, satisfação do colaborador e bastante alinhada às praticas do mercado no qual a organização está inserida.

É importante ressaltar que continua cabendo à empresa a decisão estratégica de como deve ser a definição da trilha de carreira dos empregados e como ela irá investir os seus recursos financeiros, mas o SalaryMark® dará diretrizes.  Um exemplo prático são as muitas companhias que acham que estão remunerando adequadamente, às vezes até imaginam que estão pagando acima do mercado, mas não tem certeza e nem fazem ideia de onde possam estar os excessos desse pagamento. Nesse caso, o SalaryMark® faz a indicação dos padrões salariais adequados para a empresa.

Em outras palavras, utilizar o método é como usar o “GPS” para dirigirmos em áreas que não conhecemos. A partir das grades salariais e as estratégias de remuneração indicadas por ele, a empresa conduz suas estratégias com precisão;  ele indica como remunerar e quanto pagar com base no que o mercado pratica. Num momento turbulento como esse, as empresas não têm margem para erro e precisam avaliar com precisão se estão investindo os recursos corretamente, e a metodologia cumpre justamente esse papel.

Nos próximos meses, a Carreira Muller estará ainda mais próxima de você, profissional de RH. Preparamos uma campanha que terá todo um conteúdo exclusivo para auxiliá-lo para se preparar para o ano que chega. Queremos ser seus parceiros no desenvolvimento de um planejamento concreto e factível, colocando à sua disposição soluções e informações que irão ajudá-lo a prever e superar desafios que estão por vir.

 

Conte conosco!

#planeje2016 #budget2016 #fortalecerem2016

 

Robinson Carreira

Diretor Presidente da Carreira Muller Consultoria

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Assine a nossa newsletter

X