A remuneração pode ajudar o endomarketing?

4 questões sobre políticas de salários
11/01/2019
RH estratégico em apenas um passo?
08/02/2019

Endomarketing é tudo aquilo que a empresa desenvolve para o público interno, ou seja, são conjuntos de estratégias de marketing institucional que fomentam o engajamento – e estão, frequentemente, ligadas ao time de RH.

O que pouca gente imagina é que a área de Remuneração pode atuar como peça fundamental para conectar as ações internas da empresa com a motivação dos colaboradores.

Mas será que isso significa que é necessário divulgar os salários?
Não necessariamente! Nós já escrevemos sobre isso aqui no blog; mas hoje, gostaríamos de reforçar outros aspectos, pelos quais a Remuneração pode contribuir (e muito).

Investir na administração de salários e carreiras é uma das formas mais claras e diretas para se trabalhar a criação de sentido – ou, em outras palavras, o marketing interno.

Para abordarmos esse tema, precisamos falar sobre transparência salarial e, nesse momento, é preciso entender como a clareza na remuneração pode, realmente, ajudar a liderança.

Duas palavras-chave caracterizam essa estratégia de transparência: maturidade e planejamento. Não dá para ser transparente com a casa desorganizada e, por isso, dois elementos podem ajudar o RH no processo:

Trilhas de carreira

Um dos recursos que o RH tem para trabalhar o endomarketing é desenvolver uma trilha, embasando todo o pensamento estratégico de progressão de carreira e aplicando-o internamente. Tudo isso, é claro, demonstrando clareza, transparência e, principalmente, organização.

Dessa forma, as pessoas podem visualizar onde estão, por onde podem caminhar, quais são as conexões possíveis com outras áreas, quais cursos são necessários para promoção etc.

Pesquisa salarial

Antes de explorar esse segundo elemento, vale ressaltar que a gestão de propósitos e o endomarketing dependem da confiança construída por uma política salarial sólida e, por isso, podemos dizer que a essência da trilha de carreira é a real conexão que ela faz com o mercado.

A idealização das posições e o planejamento dos caminhos só são reais e possíveis de serem alcançados, porque estão ligados com as pesquisas de salários e as tendências de remuneração.

Precisa implementar ou aprimorar o endomarketing da sua empresa? Olhe para a remuneração! Acesse esse post para entender mais sobre liderança transparente e faça o download desse ebook aqui, para conhecer as técnicas de pesquisa salarial.

Receba nossos materiais e publicações

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Assine a nossa newsletter

X