Qual é o perfil do profissional de RH?

Conte com a Carreira Muller para enxergar mais longe
24/05/2017
Avaliação de Desempenho e tecnologia: a combinação que tem tudo para dar certo
07/06/2017

Na semana em que comemoramos o dia do Profissional de Recursos Humanos, queremos te propor um exercício. Você topa, RH?

Separe alguns minutos e puxe na memória: quem era você, há alguns anos? Quais eram seus interesses, sonhos e anseios? O que te motivava, te fazia levantar todos os dias com vontade de ir mais além? Agora pense no momento atual. Talvez seu estado civil esteja diferente, pode ser que tenha filhos, sobrinhos, um novo bicho de estimação, conheceu novos lugares e pessoas, mudou de emprego…

Tudo isso fez de você uma nova pessoa, com interesses, sonhos e anseios diferentes daqueles que te moviam antes. Seu perfil pessoal é outro por conta das mudanças que foi vivenciando neste período e, provavelmente, o mesmo aconteceu com o seu perfil profissional, certo?

O tempo passa e não acompanhar as transformações é o mesmo que perder oportunidades de evoluir, afinal, estagnar não é uma opção para quem quer progredir em qualquer aspecto da vida.

Em um passado não tão distante, as principais atribuições de um profissional do setor de RH estavam voltadas para a administração de competências nas áreas técnicas internas, como gestão de pessoas e benefícios, conhecimento da legislação trabalhista, além da coordenação das atividades de treinamentos, planejamento, recrutamento e seleção. Ao longo das décadas, o perfil do profissional de RH passou por importantes mudanças!

Assim, outras atividades foram somadas e uma atuação mais estratégica também passou a ser exigida. E ainda que o profissional de RH continue sendo visto como a figura responsável por “colocar a casa em ordem”, ele ganhou uma responsabilidade a mais: trazer valor ao negócio por meio do desenvolvimento de pessoas. Ele agora precisa fazer parte do core business e é parte fundamental do sucesso da organização.

Esta preparação para assumir um papel mais estratégico exigiu uma movimentação do profissional de RH.

Mas o que efetivamente mudou? Se hoje pudéssemos fazer um raio-x dele, desenhar seu perfil, como ele seria?

Para compilar algumas destas mudanças e entender em que etapa desta transformação o RH está hoje, fizemos um estudo envolvendo 3 mil profissionais de 1 mil empresas do país, que responderam questões sobre capacitação, treinamento, benchmarking e outras determinantes que possibilitam que o profissional assuma esse papel de agente de mudanças.

Para entender quais são as características do RH, desenvolvemos o infográfico abaixo, confira:

 

 

 

Receba nossos materiais e publicações

 

Carreira Muller | Construindo Sentidos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Assine a nossa newsletter

X