Pesquisa Salarial: um guia preciso para uma remuneração eficiente

Sua empresa está preparada para vencer o “cabo de guerra” corporativo?
06/07/2017
Engajamento: a força da gravidade que a sua empresa precisa para prosperar
19/07/2017

Em tempos de economia estagnada, a competitividade de mercado fica cada vez mais acirrada. As empresas não somente passam a disputar os clientes, mas também as melhores tecnologias, os colaboradores mais eficientes e, como consequência, os melhores resultados, afinal, funcionário engajado é fundamental para que a instituição atinja as suas metas. Nesse contexto, a remuneração acaba tendo um peso importante, tanto para o empregado quanto para o empregador – para o primeiro, o salário é uma das formas pelas quais a empresa pode demonstrar quanto vale seu trabalho e, para o segundo, é uma ferramenta de atração e retenção de mão de obra.

Um importante aliado para quem procura estabelecer uma política de gestão e remuneração adequada e alinhada ao mercado, é a pesquisa salarial.

No entanto, para que ela seja eficiente, é importante que siga alguns parâmetros. Aqui na Carreira Muller, seguimos algumas etapas quando realizamos pesquisas salariais para nossos clientes.

  1. Definição do mercado

  • Do segmento (na região ou não) para análise dos cargos específicos ou chaves na organização;
  • Regional (local, macro ou micro regional) para análise dos cargos padrões ou comuns de mercado em que as comparações independem do segmento;
  • Amplo (com empresas do segmento ou não) para análise dos cargos de gestão.

Depois dessa etapa, é possível conhecer e compreender a estrutura da organização para ajudar a estabelecer o equilíbrio da remuneração praticada internamente com aquela que é praticada no segmento ou na região. Os próximos passos trabalham mais na análise dos dados e dos resultados:

  1. Job Matching

Nesta fase, considerada o coração da pesquisa, é feito um trabalho de análise e comparação criteriosa da estrutura e dos cargos da organização frente ao mercado, uma vez que é possível encontrar nomenclaturas diferentes com atividades equivalentes ou nomenclaturas iguais com atividades nem sempre equivalentes.

  1. Interpretando e aplicando os resultados

Com os dados em mãos, é possível avaliar:

  • Se a remuneração da sua organização está alinhada ao mercado;
  • Se os programas de incentivos de curto prazo (PLR/Bônus) estão adequados ao mercado;
  • Se o pacote de benefícios oferecido pela sua organização é competitivo;
  • Se o dimensionamento da sua mão de obra está alinhado ao seu segmento;
  • Entre muitas outras questões.

Ao final das etapas acima, podemos oferecer à empresa um diagnóstico consistente sobre as práticas salariais das organizações do mesmo ramo de atividade, o que permitirá uma comparação entre as suas práticas e as demais. O acesso aos resultados dessa pesquisa auxiliará na tomada de decisões a serem implementadas na companhia, principalmente a de manter o capital humano com o qual trabalha.

E então, pronto para estabelecer uma política salarial justa, que considere a saúde da remuneração de sua empresa, as praticas no mercado e a qualidade de vida de seus colaboradores?

Saiba mais aqui e assista ao vídeo para conhecer o nosso drone do RH: 

Receba nossos materiais e publicações

 

Carreira Muller | Construindo Sentidos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Assine a nossa newsletter

X