4 características que fazem as mulheres dominarem o RH

Estudo de Benefícios: é preciso estar atento ao mercado para ser competitivo e reter os melhores profissionais
23/02/2016
Setor de RH terá verba reduzida em 2016
10/03/2016

As mulheres dominam o setor de Recursos Humanos, é um fato inegável. Elas representam 66% dos postos no departamento, de acordo com a Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-Nacional). E quais seriam os fatores que levam à essa maioria feminina no setor? Há características que as tornam mais aptas para tal função?

A ascensão das mulheres no mercado de trabalho está sendo realizada aos poucos, de forma contínua, em todos os setores. Para começar, a maioria da população, de acordo com o IBGE, é feminina, com 51,5%, ante a 48,5% masculina. Elas também são a maioria tanto no ingresso no ensino superior (55% do total de cursos presenciais) como são as que mais concluem (60%) de acordo com o INEP. Como a graduação é um diferencial para a entrada no mercado de trabalho, não é surpresa que 58,5% dos postos de trabalhos formais sejam ocupados por elas.

Entretanto, ainda há muito pelo que lutar. Apesar de serem maioria no mercado de trabalho, quando o assunto são altos cargos de gestão, as mulheres ocupam somente 2,6%. O salário delas também é menor: em média, recebem 74,5% do rendimento dos homens, e também formam o maior grupo de desempregados no país: 9,6%, ante a 6,6% dos homens.

Além de serem maioria da população e das pessoas com ensino superior, há características consideradas femininas que levam as mulheres a dominarem o setor de RH. São elas:

Empatia

Trabalhar com pessoas significa ter variáveis emocionais. Saber lidar com a motivação das pessoas, identificar as melhores competências e quais evoluir, ou mesmo qual candidato é melhor para uma vaga, exige muita sensibilidade para ver além do que as técnicas e currículos mostram. A capacidade de ouvir abre espaço para o diálogo, favorecendo a comunicação, que tem um importante papel no desenvolvimento de pessoas e equipes.

Resiliência

A determinação para se mostrarem a melhor opção e o perfeccionismo torna as mulheres mais persistentes para superarem as expectativas, da empresa e delas mesmas. Essa exigência leva a excelentes resultados, mas é preciso que elas sejam realistas para não causar uma pressão desnecessária, nos outros e nelas.

Multitasking

A capacidade de realizar diversas funções ao mesmo tempo, com qualidade, é intrinsecamente feminina. Ela permite que diversas informações sejam processadas ao mesmo tempo, podendo levar a resoluções de problemas considerados complicados ao ver não só situações isoladas, mas “o quadro como um todo”.

Flexibilidade

Graças à empatia, capacidade de ouvir e no foco em resultados, as mulheres têm a flexibilidade para negociar de forma que seja benéfica para todos os envolvidos, garantindo um ambiente de trabalho mais assertivo, motivado e agradável.

 

Carreira Muller | Construindo Sentidos

 

1 Comentário

  1. Márcia Helena disse:

    4 características que fazem as mulheres dominarem o RH | Carreira Muller Amigos, quero deixar a dica pois fiz meu TCC rápidamente e tirei uma nota excelente com as dicas do Curso TCC rápido! Acesse https://goo.gl/ZWfKDM e Saiba como fazer seu TCC bem rápido mesmo e com qualidade!
    Márcia Helena https://goo.gl/ZWfKDM

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Assine a nossa newsletter

X