Método para medir cargos de gestão

Deflator salarial ou pesquisa de mercado?
09/11/2018

Já se deparou com a tarefa de medir os cargos de gestão e alinhar seus níveis corretamente? Sabemos que não é algo simples de ser feito, exige conhecimento aprofundado da estrutura e uma visão “imparcial” do negócio – livre de qualquer influência resultante de experiências em determinado cargo ou vivências em alguma área.

“É normal que cada Gestor, mesmo que inconscientemente, acabe tendenciando a análise, valorizando mais os fatores que fazem a diferença para a sua própria área. Por isso, é importante aplicar uma metodologia que deixe a medição o mais imparcial e objetiva possível”, explica Camila Peres, consultora da Carreira Muller.

Maior desafio é identificar a singularidade de cargos

Quando analisamos o nível de Gestão de uma empresa, é comum identificarmos a existência de níveis diferentes de Gestores. Há casos em que essa diferença é evidente, como por exemplo, entre o Gerente Corporativo e um Gerente de área de qualquer outra unidade. Mas, pode ser que existam casos em que a distinção não seja tão perceptível e, assim, o RH tem dificuldade para identificar fatores que possam esclarecer essas diferenças e fazer com que sejam aceitas/aprovadas pelos Gestores.

Pensando nisso, elaboramos um sistema de medição dos cargos e alinhamento dos níveis, estruturado sobre cinco fatores-chave de avaliação. São esses abaixo:

“É importante a aplicação de uma ferramenta que consiga ‘medir’ os cargos de gestão, utilizando os mesmos critérios e fatores de avaliação, para compreender o equilíbrio interno entre os cargos de gestão. Compreender o equilíbrio interno permitirá a definição clara dos níveis de gestão que a organização possui”, completa Camila.

Qual a diferença entre avaliar posições e salários?

É fundamental entender que esse trabalho de medição de cargos ainda não envolve o alinhamento de salários, e sim a avaliação de posições. Essa atividade proporciona um “feeling” maior ao RH, uma noção mais apurada para determinar o correto alinhamento da estrutura. Depois de definir essas características do cargo, começa-se a falar em remuneração.

Se interessou pela metodologia de medição? Nós estamos à disposição para conversar mais sobre o assunto! Entre em contato conosco pelo e-mail: faleconosco@carreira.com.br

Receba nossos materiais e publicações

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Assine a nossa newsletter

X