Jimmy Carter ou Bill Gates, qual o ideal para a vaga da sua empresa?

Ayrton Senna, Silvio Santos, Jimmy Carter ou Bill Gates, qual deles você contrataria?
18/01/2017
Carreira em W: Líderes mais preparados, times de alta performance e pessoas mais satisfeitas
01/02/2017

Nosso último post trouxe informações valiosas sobre características que podem ajudar o RH, através do DISC, a conhecer profissionais que se enquadram nos perfis alto D, caso de Ayrton Senna, e alto I, representado por Silvio Santos.

Agora é a hora de saber o que determina os perfis alto S e alto C.

Alto S – Jimmy Carter

Jimmy Carter, 39º presidente dos Estados Unidos, pode ser considerado um Alto S. Seguem algumas de suas declarações:

“Não importa se o que nos separa são cercas de madeira ou fronteiras nacionais, somos todos vizinhos na comunidade global”

Indivíduos alto S normalmente são capazes de reconhecer as diferenças entre pessoas e separar aquelas com quem gostariam de manter um relacionamento próximo, daqueles de quem deveriam manter distância, visando evitar situações antagônicas. Ainda assim, julgam essencial a cordialidade e o respeito com todos, em vista de manter situações estáveis e relações amistosas. Este modo de pensar é retratado nesta frase em dois pontos principais: primeiramente, quando é ressaltado o fato de que existem barreiras e separações entre pessoas, e em segundo lugar, que todas estas pessoas convivem conjuntamente em uma única “comunidade global”. Implícita fica a necessidade da convivência pacífica e amistosa.

“Para que nós, seres humanos, possamos nos envolver em guerras tão desumanas, precisamos desumanizar nossos adversários. Quando os caracterizamos dessa forma, suas vidas perdem o valor. Então, conseguimos negar nossa responsabilidade pelas minas terrestres plantadas, que irão mutilar ou matar uma pessoa desconhecida, dias ou anos depois. A partir de um ponto muito distante, lançamos bombas sem sentir qualquer culpa por isso, e nos recusamos a saber a identidade da vítima”

As reações de estabilidade são embasadas, principalmente, na forma como as pessoas com este tipo de perfil percebem o mundo e as demais pessoas e seres vivos que o habitam, ou seja, o mundo como um ambiente favorável e as demais pessoas como possíveis aliados. Considerando tal forma de enxergar a realidade, é fácil de supor que um alto S dificilmente tratará atitudes cruéis ou desnecessariamente duras como um comportamento aceitável.

Jimmy Carter apresentou este comportamento diversas vezes ao longo de seu mandato presidencial, concedendo anistia a todos os desertores do recrutamento obrigatório para a guerra do Vietnã e assinando um dos principais acordos de não proliferação de armas nucleares entre Estados Unidos e União Soviética. Isso não significa que todas as pessoas que apresentem alta estabilidade sejam pacifistas ou não tenham problemas de relacionamentos, contudo, indica a tendência de indivíduos com este perfil têm a buscar soluções que evitem conflitos.

“Nossos valores não são luxos superficiais, mas necessidades básicas. Não o sal do pão, mas o pão todo”

Altos S são tipicamente apegados a princípios e tradições. Esta frase demonstra o quão relevantes eram os valores tradicionais da sociedade americana aos olhos de Jimmy Carter. Certamente, nenhum presidente, de qualquer que fosse o país em questão, trataria as tradições nacionais como desprezíveis, contudo, para um alto S, a solidez de tradições e costumes é algo de importância ímpar.

“A noção de que uma vida saudável é possibilitada por hábitos que podemos controlar, nos torna a primeira geração da história que, em grande parte, pode determinar seu próprio futuro”

As pessoas que apresentam alta estabilidade como principal característica tendem a assumir responsabilidades e conduzi-las ao desfecho esperado. Embora a estabilidade não indique necessariamente a tendência à tomada de iniciativa, a tendência a assumir responsabilidades e a conduzi-las ao desfecho é uma característica extremamente associada às pessoas cujo fator mais relevante é a estabilidade. Este padrão de atitude é comum tanto para as responsabilidades delegadas por outras pessoas, como também para as decisões que precisem ser tomadas frequentemente em prol de um objetivo, mesmo que nebuloso e distante. Esta frase, embora não relate uma rotina de compromisso com um objetivo específico, indica claramente o compromisso com um ideal, que, de fato, norteou a vida de Jimmy Carter, ávido atleta até seus oitenta anos.

Alto C – Bill Gates

Conhecido hoje como o fundador de uma das maiores empresas do mundo, Bill Gates, pode ser classificado como um Alto C. Veja abaixo algumas falas que ficaram conhecidas:

 “Neste mercado, quando você percebe que está com problemas, já é tarde demais para se salvar. Ou você age com cautela o tempo todo, ou estará fora”

Cautela é parte essencial do comportamento apresentado por pessoas com alta conformidade, pois em sua forma de entender as situações cada nova decisão representa um risco. Estas pessoas vivem em um constante diálogo interno, avaliando os prós e contras de cada decisão que pode ser tomada e considerando cada possível desfecho de suas decisões, mesmo quando não existem motivos claros para isso. Esta frase mostra que Bill Gates entende o ambiente externo como hostil e possivelmente perigoso. Embora estas características estejam realmente presentes no mercado em questão, pessoas com outros tipos de perfil provavelmente não focariam tanto nesta questão.

“O sucesso é um péssimo professor. Ele seduz pessoas inteligentes a pensarem que nunca serão derrotados”

Indivíduos com alta conformidade tendem a analisar fatos e situações de forma lógica e, dificilmente, se deixam influenciar por emoções. Nesta frase, o fundador da Microsoft expõe os possíveis riscos do sucesso, quando este conduz indivíduos à euforia, condição emocional que favorece o descuido, e que é evitada, na maioria das situações, por indivíduos com alta conformidade.

“Se você acha seu professor rígido demais, espere até você ter um chefe”

Orientação a regras e adesão a padrões são dois pontos muito relevantes no comportamento de um indivíduo com alta conformidade. Estas pessoas valorizam as regras e a hierarquia, encontrando dificuldades em trabalhar em ambientes que não ofereçam diretrizes claras para suas ações. Da mesma forma quando em posições de liderança, costumam criar regras e padrões, demandando a aderência a estes e apresentando pouca tolerância em relação aos que não o fazem. Nesta frase, Bill Gates apresenta um modo de lidar com pessoas que não se adéquam aos padrões e regras impostos: ameaçar torná-los ainda mais rígidos.

“Talvez a sua escola tenha abolido a ideia de vencedores e perdedores, mas a vida não o fez. Em algumas escolas, não existem mais notas vermelhas e você pode refazer uma prova quantas vezes precisar, até acertar as respostas. Isso não tem qualquer semelhança com qualquer coisa encontrada na vida real”

Um indivíduo que apresente a conformidade como sua principal característica provavelmente será conhecido entre seus colegas por seu rigor na forma de tratar o próprio desempenho, bem como o de outras pessoas. Pessoas com este perfil não gostam de situações que minimizem a necessidade da apresentação de desempenhos satisfatórios e não costumam ser coniventes com colegas de trabalho que não exijam desempenho satisfatório de si mesmos ou de subordinados. É importante ressaltar que a competitividade não é um traço relacionado à conformidade, dessa forma, indivíduos com este perfil não buscam, necessariamente, superar outras pessoas, mas sim demandar delas o melhor desempenho possível, mesmo que isso gere situações antagônicas.

Lembre-se que ninguém apresenta apenas um dos fatores ou que o perfil de uma pessoa não é sempre constante, pois, via de regra, as oscilações são grandes em ambientes distintos.

Teve uma visão mais ampla de como podem ser classificados os profissionais para uma vaga na sua empresa? E você, se reconheceu em algum perfil?

 

Receba nossos materiais e publicações

 

Carreira Muller | Construindo Sentidos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Assine a nossa newsletter

X