A promoção do RH como setor estratégico nas empresas

Hiring bônus: ferramenta de atração e retenção de talentos
28/05/2014
Carreira Muller foi destaque na Rádio Clube de Marília
09/06/2014

Hoje, 3 de junho, comemora-se o Dia do Profissional de RH. A área, que passou por diversas transformações nos últimos anos, ganhou importância e hoje é vista pelas empresas como fundamental para o seu crescimento. 

Nos últimos anos, a palavra ‘funcionário’ deu lugar ao ‘colaborador’ no momento de definir os trabalhadores de uma empresa. Mais do que uma mudança de nome, essa alteração reflete uma nova forma de pensar das organizações. Hoje, os colaboradores são vistos como parte fundamental para a evolução do negócio e, por isso, as ações de valorização como política de remuneração, cargos e motivação se multiplicam com o objetivo de retê-los e desenvolvê-los. Tendo se transformado diante das novas configurações do mercado de trabalho, o Departamento Pessoal passou a se chamar Recursos Humanos e, além das atividades burocráticas, passou a se dedicar à gestão de pessoas. Esse novo cenário coloca em destaque a atuação deste setor para o sucesso das empresas no século 21.

Na era em que vivemos, os equipamentos e a tecnologia já não são uma barreira para o desenvolvimento das instituições. O capital humano é a chave para que elas sejam cada vez mais competitivas no mercado. Portanto, a famosa frase “uma empresa é feita de pessoas” nunca foi tão literal. Diante disso, o departamento de Recursos Humanos precisa ser cada vez mais estratégico e ágil em suas ações. “A palavra ‘rotina’ quase desapareceu do dia-a-dia do RH, tendo a área de ser muito flexível. Hoje, a mudança está associada à velocidade com que os negócios acontecem e se reinventam constantemente”, explica o diretor-presidente da Carreira Muller, Robinson Carreira.

Ainda de acordo com ele, diante desse panorama o papel do profissional de RH se transformou. Atualmente, o mercado exige que ele entenda seu lugar estratégico na organização, além de pesquisar e oferecer alternativas inovadoras para que os negócios evoluam e superem as barreiras naturais impostas pela concorrência. “É preciso, por exemplo, entender como usar a movimentação de pessoal a favor da empresa de forma estratégica, e não trabalhar fortemente para apenas baixar o índice de turnover”, ressalta Carreira.

Em razão das constantes transformações do mercado, o futuro é promissor para os profissionais de RH. Essa dinâmica abre grandes possibilidades de atuação e garante um papel de protagonista dentro do planejamento das organizações. “Vejo com isso que a partir das estratégias surgem novas ações e essas, por sua vez, resultam em serviços inovadores e de alta qualidade. Assim, não é difícil imaginar que em cinco anos veremos uma série de serviços de RH que ainda não existem. É uma ótima oportunidade para esses profissionais se aprimorarem e se desenvolverem cada vez mais”, conclui Carreira. Portanto, reinventar-se constantemente de acordo com as modificações do mercado é um pré-requisito para ser um profissional de RH bem sucedido.

A Carreira Muller deseja a você um feliz Dia do Profissional de RH!

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Assine a nossa newsletter

X