DISC: as características do perfil dominante

Evento mostra a importância de um plano de remuneração estratégica
09/04/2014
A contratação na era da Geração Y
23/04/2014

Aqui mesmo no blog da Carreira Muller já foram publicados textos que falam da importância das características pessoais no momento da contratação. A teoria DISC, uma sigla em inglês que define quatro tipos de perfis comportamentais: dominância, influência, estabilidade e conformidade, utiliza conceitos da psicologia para definir perfis rapidamente.

A técnica é aplicada por meio de um formulário que, ao ser preenchido pelo candidato à vaga ou colaborador da empresa, indica qual o tipo de reação que ele teria em diversas situações do cotidiano corporativo.

É importante ressaltar que uma mesma pessoa pode ter mais de um perfil que a defina, dependendo do momento de sua vida ou de uma situação específica que esteja vivendo. Algumas pessoas são mais constantes sob as diversas situações e outras exibem mais variações de personalidade conforme o cenário muda.

Após a avaliação do formulário, os profissionais que apresentarem como resultado “Alto D” podem ser considerados dominantes. De modo geral, essas pessoas são diretas, objetivas e trabalham com foco na resolução de problemas. Também se pode citar como características marcantes o fato de serem assertivas, esforçadas, competitivas e iniciadoras, ou seja, adoram começar novos projetos.

Geralmente, sua postura é ativa e positiva, inclusive em ambientes mais hostis e menos receptivos. Seu maior motivador para ter sucesso na carreira é o poder que terá em relação às pessoas e situações. Seu maior medo é o de falhar, por isso seu perfil é de certa forma, um pouco dominador, para garantir o controle sob as atividades que desenvolve.

Antes de realizar uma contratação para a sua empresa, não avalie apenas as competências técnicas. A personalidade do profissional pode fazer muita diferença para o sucesso da organização. Em breve serão publicados mais detalhes sobre os outros perfis da teoria DISC. Continue nos acompanhando!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Assine a nossa newsletter

X