Deflatores salariais – o que observar nas variações de mercado

Considerações sobre um programa de variáveis
01/11/2017

Conhecer os deflatores salariais existentes entre as diversas regiões pode ser um importante apoio para a definição das estratégias de remuneração. Analisar as particularidades de um mercado tão vasto e diversificado como o nosso, é um dos componentes necessários para uma avaliação sólida e factual.

Usualmente, a operação e o administrativo sofrem maior impacto do mercado local/regional, os níveis táticos são impactados pelo próprio segmento ou por uma região um pouco mais ampla, enquanto a competição para cargos estratégicos se trava nacionalmente.

Via de regra, cargos que pertencem ao core business das empresas sofrem mais influência dos segmentos nos quais estão inseridos, devido à proximidade das ações estratégicas da companhia e por conta também da especificidade de suas funções.

Normalmente, para comparar as variações salariais, uma média nacional é extraída e usada como régua.

Estes quatro pontos, junto aos deflatores, formam um importante painel de análise para a definição da estratégia de remuneração:

  • Impactos da concorrência
    Quanto a companhia vai precisar investir para se manter forte no mercado?
  • Disponibilidade
    Como é o cenário de mão de obra em determinada região ou segmento? Posso contratar localmente? A oferta é grande?
  • Presença sindical
    Como serão as negociações com os diferentes sindicatos? Ao considerar esse ponto, é importante entender que mesmo sindicatos de classes iguais, podem ter pesos diferentes, dependendo da região.
  • Market-pricing
    As oscilações de mercado são indicadores para determinar o market-pricing, já que os preços de mercado para cada cargo estão diretamente relacionados ao segmento e à região em que estão inseridos.

Além desses tópicos, ainda é preciso considerar questões que afetam principalmente a vida do colaborador, como custo de vida, infraestrutura da região, logística de transporte e moradia, além da economia local.

Nós temos algumas ferramentas que podem ajudar a sua empresa nessa tarefa, uma delas é o nosso estudo de Deflatores Salariais. Clique aqui e saiba como adquiri-lo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Assine a nossa newsletter

X