Curso de Planos de Cargos e Salários reúne representantes de RH

Quais são as principais práticas de programas de estágio no Brasil?
19/03/2015
Após programa de trainee, qual cargo esse profissional assume na empresa?
31/03/2015

Na última semana, a Carreira Muller realizou o curso de Planos de Cargos e Salários. Reunindo 30 representantes de RH de 25 empresas, o evento tratou de temas relativos à construção e administração de um plano sob a nova perspectiva estratégica de carreira e remuneração. Foram abordadas as etapas para sua estruturação e implantação, tendo como base a metodologia SalaryMark®, desenvolvida pela Carreira Muller para auxiliar no desenvolvimento de arquitetura e descrição de cargos compatíveis com o mercado, plano de carreira e no estabelecimento de uma remuneração estratégica dentro das empresas.

 

Entre os presentes, também estava Lilian Rose Calderon, supervisora de Remuneração e Benefícios da WOW!Nutrition, empresa com 1.400 colaboradores. A profissional afirma que a empresa ainda não conta com um plano adequado de crescimento ou uma política focada em avaliação de desempenho, daí a necessidade de participar do curso.

“Queremos dar um passo além, estabelecer um plano profissional, fugindo do padrão da meritocracia. Sabemos que é essencial definir uma trilha de carreira para que os colaboradores entendam as oportunidades que existem dentro da companhia. E é isso que estamos buscando junto da Carreira Muller”, explica a supervisora.

Para ela, também é necessário entender que esse trabalho deve ser desenvolvido em parceria com uma consultoria, na medida em que o operacional pode ficar a cargo desse parceiro enquanto a equipe interna se dedica a ser estratégica para a empresa.

“Na minha opinião, as organizações ainda focam em contratar profissionais para criar planos de cargos e salários, para elaborar as descrições, completar tabelas, quando na verdade esse papel deve ser de consultorias como a Carreira Muller. É preciso que o RH entenda a posição estratégica que deve assumir, seu foco deve ser administrar e gerenciar estas ferramentas e programas, tendo boas ideias, assumindo projetos e inovando”, conclui.

Daniela Luiz, Analista de RH Sênior da Penha, compartilha desta opinião. Para a analista, o papel do RH é acompanhar esse processo de criação do plano de cargos e salários de perto, e é isso que pretende fazer agora que a Carreira Muller desenvolverá esse projeto na empresa.

“Eu ficarei responsável por coordenar o projeto de implantação de cargos e salários, e depois de participar do curso consegui visualizar detalhadamente como acontecerá cada etapa dele e entender os benefícios que conquistaremos após a implantação do plano”, explica.

Atuando nas áreas de produção de chapas e embalagens de papelão ondulado, papéis reciclados, captação e comercialização de aparas, a Penha tem uma equipe de aproximadamente 2000 pessoas e atualmente encontra-se em fase de reestruturação para uma estrutura corporativa.

 

Com ações planejadas e implementadas em conjunto com seus colaboradores, a ACE Schmersal ocupa o 10º lugar no ranking das “Melhores Empresas para se Trabalhar no Brasil” (GPTW). Fernanda Machado, que há 13 anos trabalha na área de RH da empresa da multinacional alemã que desenvolve sistemas de segurança para máquinas e equipamentos, conta que eles já têm um plano de cargos para seus 430 colaboradores baseado em práticas de mercado e acompanhado de perto pelo diretor da empresa. Mesmo assim, optaram por buscar o olhar técnico que a Carreira Muller pode oferecer, que ajudará a reestruturar essa área.

“Já somos clientes Carreira Muller há anos, utilizando o Pesquisa Salarial. Eu adorei o curso, tenho certeza que será muito importante aplicar tudo que vimos no nosso dia a dia na empresa”.

 

Carreira Muller | Construindo Sentidos

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Assine a nossa newsletter

X