Contratações mais demoradas e mais exigentes

A empresa, os sindicatos e a folha de pagamento de 2014
04/11/2013
Análise de perfis pessoais resulta em produtividade
13/11/2013

Um telefone que toca ou um e-mail que chega são situações comuns e rotineiras. Mas para candidatos que estão esperando uma resposta de recrutadores para um emprego, a espera só traz ansiedade. E ela está cada vez maior. Com a incerteza do mercado, contratar é cada vez mais um exercício de paciência, do candidato e da empresa. Nesse processo, fazer uma análise de perfis pessoais pode te ajudar. Descubra como:

O aumento na taxa de juros, as oscilações do dólar e o receio com a economia mundial, principalmente após a crise no sistema financeiro dos EUA em 2008, são fatores que influenciam em uma escolha mais cuidadosa e demorada dos candidatos, mesmos os mais qualificados.

As empresas estão investindo em processos seletivos mais longos, com diversas etapas e, por vezes, com entrevistas com os presidentes das companhias, inclusive fora do país. Tudo isso para ter uma escolha acertada e não correr o risco de ter prejuízo ou selecionar inadequadamente. Esse período mais longo para a avaliação do candidato acontece, geralmente, quando a função que ele irá ocupar é estratégica na empresa.

Para não ter problemas futuros, é preciso que as empresas invistam em descobrir qual o melhor perfil para a vaga e identificar candidatos que nele se encaixem. Isso significa treinar melhor o departamento de RH e identificar os pontos fracos e fortes da empresa, para saber o que é necessário para melhorar.

Para auxiliar os recrutadores, há a análise de perfis pessoais que utiliza a teoria DISC (Dominância, Influência, Estabilidade e Conformidade), permitindo uma compreensão sobre as atitudes e motivações de cada pessoa. Além disso, também existem outras ferramentas que podem auxiliar nesse processo, por isso é importante que a empresa disponibilize ao RH as ferramentas necessárias para um bom processo de recrutamento e seleção.

Também é imprescindível informar aos candidatos todas as etapas do processo seletivo para não aumentar sua ansiedade, fazendo-o pular com cada toque do telefone.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Assine a nossa newsletter

X