Estudo Perfil da Mão de Obra

Atualize sua gestão com o estudo de Plano de Cargos e Salários
30/07/2017
Estudo Medicina Ocupacional
25/10/2017

O mercado procura experiência

Durante muitos anos, a contratação de profissionais em idade mais avançada foi um tabu e quem perdia o emprego depois que passava dos 40 anos, morria de medo de não conseguir se recolocar no mercado de trabalho.

Mas ultimamente, “experiência” tem sido palavra de ordem na gestão de pessoas. Grandes companhias, como a Gol Linhas Aéreas e a empresa de fertilizantes, Brandt do Brasil, têm investido, estrategicamente, na absorção de mão de obra especializada e acima dos 50 anos de idade.

No caso da Gol, a iniciativa faz parte de um programa de inclusão, chamado “Experiência na Bagagem” e teve início depois que a liderança identificou mais engajamento e dedicação nos profissionais mais experientes. Enquanto a estratégia da Brandt visou profissionais seniores para impulsionar seu time de vendas, já que a organização acredita que a experiência é capaz de trazer mais solidez para a equipe.

Nossa população está envelhecendo e situações como essas trazem à tona discussões importantes sobre o acolhimento social e oferta de mão de obra para pessoas nessa faixa etária.

Segundo um levantamento realizado pela consultoria britânica, Price Waterhouse Coopers e pela Fundação Getúlio Vargas, até 2040, 57% da força de trabalho brasileira será composta por pessoas com mais de 45 anos. Para se ter uma ideia, O IBGE apurou que, há dez anos, a mão de obra nessa faixa etária representava 22% do total da população empregada e, hoje, esse índice subiu para 24%.

A grande pergunta é: estamos preparados para empregar por mais tempo?

São cenários como esse que destacam a importância de se conhecer o perfil da mão de obra brasileira e, para isso, você pode contar com a Carreira Muller!

No Estudo Perfil da Mão de Obra 2017, os dados são distribuídos por gênero, faixa etária, tempo médio de empresa e tipo de carreira.

 

INVESTIMENTO:
R$ 660,00
Gratuito para Clientes ConsultaSalarial®

 

Solicite uma proposta

Vendas: 19 3825 9128 ou envie um e-mail para pesquisa@carreira.com.br

 

Carreira Muller | Construindo Sentidos



Assine a nossa newsletter

X