Capacitação para o profissional de RH

Empresas investem em ideias criativas para aumentarem produtividade e lucro
08/01/2015
Educação social é com o RH
21/01/2015

O site da revista Você RH divulgou uma matéria importante para o setor, relacionado principalmente a capacitação para o profissional de RH. Nela estão algumas opções de cursos para executivos da área que querem complementar sua formação acadêmica.

Esse movimento é natural em um momento em que a função vai ganhando importância e sendo cada vez menos operacional e mais estratégica. A importância e urgência dessa busca por uma maior especialização foi destaque em um estudo que desenvolvemos aqui na Carreira Muller no final do ano passado. Intitulado “Como anda o profissional de RH”, a publicação trazia nesta, que é sua segunda edição, diversos insights importantes sobre aspectos comportamentais e de práticas profissionais do público de RH.

Participaram do estudo as empresas de relacionamento com a Carreira, que hoje passam de 1.000, o correspondente a 3.000 profissionais, aproximadamente.

O interessante foi avaliar que, independente do nível hierárquico – participaram assistentes, analistas, coordenadores, supervisores, gerentes e diretores -, o tempo que o profissional do setor investe na busca pelo conhecimento ainda precisa ser muito maior.

Dos que participaram do estudo, 91% sinalizaram que se dedicam à pesquisa e desenvolvimento, um número bastante significativo. No entanto, o tempo reservado para essa atividade foi, em 50% dos casos, de até 1 hora por semana, o que deixa claro a necessidade de mudança. Enquanto isso, 37,72% sinalizaram que investem até 05 horas por semana na atividade, 1,56% disse que são até 10 horas dedicadas. Apenas 1,34% afirmou passar das 10 horas.

Segundo Rita Grego, diretora da Carreira Muller, agir estrategicamente exigirá conhecimento dentro dos departamentos de RH e a capacitação profissional é um complemento imprescindível para a carreira. Rita ressalta que, além da especialização, é essencial que ele também esteja conectado com as informações do que acontece no dia a dia, seja da sua área ou de atualidades sobre o mercado. “O ganho de conhecimento não deve estar restrito ao que se aprende em cursos como MBAs ou pós-graduações. Ter uma rotina diária de busca por informação em fontes como cursos livres, jornais, sites, revistas, mídias sociais é primordial para o crescimento intelectual e para alavancar a carreira do executivo de RH”, conclui.

Portanto, é importante entender essa a movimentação do mercado e correr atrás para não ficar defasado em relação a outros profissionais. As melhorias estão acessíveis, como um curso de idioma, especialização ou MBA. O segredo está na iniciativa, individual ou em grupo, em procurar aquilo que se encaixa no seu momento profissional. Não perca tempo!

 

Carreira Muller | Construindo Sentidos 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Assine a nossa newsletter

X