Administrador, gerindo números e pessoas

Planejamento do RH para 2016: como se fortalecer?
02/09/2015
Diretrizes para o RH em tempos de crise
15/09/2015

Os administradores quase sempre são associados à sua capacidade de planejamento, foco nos negócios e controle para gerir com grande destreza recursos financeiros e materiais das empresas. E esse conceito de gestão vai ainda mais além. Com uma formação ampla, que permite que atue em companhias de diferentes segmentos, eles também têm uma visão bastante diferenciada para gerir pessoas. E isso é determinante, porque de nada adiantaria focar em criar estratégias para alcançar resultados comerciais e financeiros sem considerar as relações humanas e como elas são as responsáveis por dar vida aos números. Assim, integrando a equipe de RH, o administrador ocupa um papel de destaque no momento de planejar e definir as metas que devem ser alcançadas, considerando tanto os interesses da empresa quanto dos seus colaboradores.

Para Patricia Menon Fernandes, supervisora de Administração – Recursos Humanos na PST Eletrônica, a presença do administrador no departamento é imprescindível. Para ela, cinco principais características desse profissional justificam a conquista deste espaço no RH: Foco, Visão Holística, Capacidade de Planejamento, Empatia e Liderança.

Nesta data em que comemoramos o Dia do Administrador, convidamos a supervisora, que atua desde 2004 na área, para contar sua história e falar sobre o perfil desse profissional tão importante dentro do departamento de RH.

Confira!

Administração: uma inspiração da infância

Desde criança minha mãe falava que me via como uma executiva, trajando um tailleur, com uma pasta na mão. Acredito que suas palavras foram minha direção. Além disso, meu pai trabalhava como gerente de banco, e eu sempre achei interessante toda a parte processual de sua atividade. Foi assim que decidi seguir a carreira de administradora.


Conhecendo o RH

Atuar especificamente no RH não estava nos meus planos, mas eu estava aberta a todas as oportunidades. Quando eu estava no início do 2º semestre do curso de Administração de Empresas, surgiu uma vaga no departamento de pessoal de uma multinacional e uma amiga me indicou. Foi assim que consegui meu primeiro estágio! Era o momento das novas experiências, possibilidades, responsabilidades, então não havia limites para aprender algo novo. Foi paixão à primeira vista que virou amor com o passar dos anos. É por isso que estou há 18 anos na área e quero continuar.


Administrando o setor

Acredito que esta é uma profissão determinante na rotina do departamento de RH. Todo profissional, seja ele dono do próprio negócio, funcionário de uma empresa na área administrativa ou detentor de um cargo de liderança, necessita de uma base geral sobre Administração de Empresa. O tema é tão importante que há cursos de MBA, pós-graduação de administração para engenheiros, por exemplo. Em RH não é diferente. No último ano do curso escolhemos nossa especialização e a minha foi em RH. Mas todos os administradores têm aulas de administração financeira, contabilidade, economia, direto trabalhista, marketing, planejamento de produção. Isso nos dá embasamento para entender cada subsistema, a dinâmica da empresa e, consequentemente, as necessidades dos funcionários que a compõe.

Daí o nosso diferencial no departamento!

Carreira Muller | Construindo Sentidos

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Assine a nossa newsletter

X