Administrador – a visão 360° no RH

Profissional de remuneração, não seja um minion! Seja uma vaca roxa.
30/08/2017
Demitir faz bem – desmistificando o turnover
13/09/2017

Visão holística. Provavelmente, você já tenha escutado essa expressão em algum lugar, mas sabia que ela é muito presente na administração de empresas e, principalmente, dentro do próprio RH?

O holismo defende que o todo possui características que não podem ser compreendidas pela simples análise das partes, mas apenas por uma análise completa da estrutura.

Pensando nisso, compreendemos que, dentre as novas atribuições do RH, essa visão do todo é fundamental para garantir as ações e as análises táticas dos cenários de mercado e também da própria empresa.

Diante dessas novas demandas estratégicas e da necessidade de dominar mais assuntos, não é novidade que o setor de recursos humanos começou a absorver profissionais de outras áreas. Hoje, é comum encontrar equipes compostas por especialistas em pessoas, finanças, engenharia, estatística, economia e tecnologia. Tudo isso é um esforço positivo para o amadurecimento dessa visão holística.

Segundo o levantamento da Carreira Muller, em 2015, cerca de 47% dos profissionais da área de Recursos Humanos, tinham formação em administração de empresas:

Quando falamos em cursos de especialização, ou seja, lato sensu, podemos identificar que o RH busca capacitação em, pelo menos, cinco grupos:

Em julho desse ano, a revista Você RH discutiu essa transformação na composição do time, por meio da matéria “O novo time de RH”, e aproveitando esse gancho, podemos destacar a atuação do profissional de administração nesse meio, abraçando e atendendo as demandas de gestão de negócios no RH.

Abaixo, está representada a presença de profissionais de outras áreas, dentro dos Recursos Humanos. Esses dados são de 2015, quando esses grupos começaram a ingressar no setor. Ainda que a porcentagem fosse, até então, pequena, é possível identificar o princípio de uma tendência, que hoje, já está mais consolidada:

Níveis táticos

Níveis estratégicos

A visão holística é um privilégio do administrador. Na graduação, ele aprende um pouco de todas as áreas e, por isso, pode compreender o conjunto das atividades, desde a contabilidade até o marketing.

O profissional de administração tem um conhecimento generalizado, sabe de tudo um pouquinho e, por isso, ele precisa continuar se especializando para assumir também áreas mais específicas do universo do RH, como a gestão, por exemplo. A habilidade com as questões burocráticas da empresa pode ser um grande diferencial na hora de administrar e gerir pessoas dentro dos contextos de remuneração, assuntos jurídicos e de posicionamento estratégico de mão de obra.

Nesse sábado, no dia 9 de setembro, comemoramos o dia do profissional de administração e, para celebrar, nada melhor do que contribuir para o crescimento técnico desse expert em negócios, com essas três indicações de leitura:

 

Com técnicas simples, porém, de extrema eficácia o livro trata de relacionamentos interpessoais, por meio de experiências vivenciadas pelo próprio autor e por ícones como Winston Churchill, John D. Rockefeller, Eleanor Roosevelt, Henry Ford e Abraham Lincoln.

Os autores, verdadeiros estrategistas de administração, apresentam uma visão crítica das contribuições e limitações das dez escolas do planejamento estratégico. Este guia também é indicado para os profissionais que se sentem desnorteados pela quantidade de informações que cercam o tema.

Para ajudar o leitor a descobrir quais são e como aprimorar seus talentos e de seus colaboradores, esse livro, baseado em pesquisas feitas pelo Instituto Gallup com mais de 2 milhões de pessoas, muda a maneira de pensar sobre o aprimoramento de desempenho profissional.

 

Nós acreditamos muito no potencial do profissional de administração dentro do RH e ficamos felizes em poder comemorar essa data, celebrando nossa parceria e os novos desafios que podemos enfrentar juntos! Parabéns pelo seu dia, administrador!

 

Receba nossos materiais e publicações

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Assine a nossa newsletter

X