9 de setembro: Dia do Administrador

Férias podem resultar em mais produtividade
03/09/2014
Engenheiros tiveram o maior ganho de salário no setor de autopeças
15/09/2014

“Quando você vê um negócio bem-sucedido é porque alguém, algum dia, tomou uma decisão corajosa.” Essa frase foi dita por Peter Drucker, considerado o pai da administração moderna. Ela evidencia a importância do administrador para o sucesso das empresas, independentemente de seu segmento de atuação.

Neste 9 de setembro, dia em que se homenageia todos os que escolheram essa profissão, é importante ressaltar o papel deste profissional, seja na gestão dos recursos financeiros, materiais ou humanos.

O administrador possui um grande leque de opções de áreas nas quais pode atuar, devido à sua grande capacidade de planejar, organizar, liderar e controlar. Afinal, não importa qual o segmento de negócio ou a função de determinada área, todas precisam seguir esses processos. Dentro do setor de Recursos Humanos isso não é diferente. O administrador precisa criar estratégias que foquem nos resultados comerciais e financeiros desejados pela empresa, sem que para alcançá-los deixe de lado a dinâmica das relações humanas com os colaboradores. Por este motivo, a gestão de pessoas pode ser considerada uma das áreas mais desafiadoras para a atuação deste profissional.

Em conjunto com outros profissionais que compõem a equipe de RH, o administrador ocupa um papel de destaque no momento de planejar e definir as metas que devem ser alcançadas pelo departamento. É neste momento que a capacidade de administrar levando em conta todos os interesses, tanto da empresa quanto dos funcionários, é colocada em prática.

A importância e a demanda por esse profissional no mercado pode ser comprovada pela quantidade de novos administradores formados a cada ano. De acordo com um levantamento do Guia do Estudante que teve como base os dados de 2013, a graduação em Administração é a mais ofertada no país. Ao todo, 1.822 instituições ministram o curso, que possui mais de 800 mil alunos matriculados, segundo o Censo da Educação Superior de 2012, realizado pelo Ministério da Educação.

É preciso que esse profissional se adapte constantemente e aplique os conceitos da administração levando em consideração as novas demandas das empresas e do mercado. Como já disse Ducker:

“Para sobreviver e ter sucesso, cada organização tem de se tornar um agente da mudança. A forma mais eficaz de gerenciar a mudança é criá-la.”

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Assine a nossa newsletter

X